Por: Auris Sousa

Os contribuintes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem consultar pela internet a tramitação e o resultado de recursos de processos na Previdência Social solicitados por meio do e-Recursos. A medida foi criada para facilitar o acesso dos beneficiários aos processos em trâmite.

Agora os trabalhadores podem consultar o andamento do recurso solicitado ao INSS também pela internet

Agora os trabalhadores podem consultar o andamento do recurso solicitado ao INSS também pela internet

Edel Magoga Filho, do INSS de Osasco, explicou que o sistema contribui para disponibilizar a informação de maneira imediata; diminuir o tempo de resposta ao segurado; otimizar a gestão dos processos; e permitir o acompanhamento em tempo real do processo e seu conteúdo.

“O andamento do processo de recurso, os acórdãos das Câmaras e Juntas da previdência e todos os documentos que integram o processo, agora são disponibilizados on-line e em tempo real para a população”, enfatizou.

Para acompanhar o andamento do recurso, o contribuinte deve acessar erecursos.previdencia.gov.br, munido do números do protocolo, CPF e benefício do segurado.

Por enquanto, só é possível acompanhar o andamento do processo. No entanto, a gerente executiva do INSS de Osasco Sandra Margareth Moreira da Cunha, informou que, “em breve, a solicitação de recurso também poderá ser feita pela internet”.

Meios antigos
Contudo, aqueles que preferirem podem fazer a consultar do processo pelo telefone 135 ou diretamente numa das agências da Previdência.